Club de
Palotina-Pioneiro

Rotakids Palotina Pioneiro entrega brinquedos arrecadados durante a feira do produtor

Na quarta feira 11/12 as crianças do Rotakids Palotina Pioneiro e Miss Palotina Infantil Helena Paludo Consoli proporcionaram alegria as crianças do CMEI Sementinha do Saber, entregando os brinquedos que receberam de doações arrecadadas em novembro na Praça Amadeo Piovesan durante a feira do produtor e também doações recebidas dos alunos da escola Terra do Saber. As crianças do CMEI Sementinha do Saber foram tocadas pela magia do Natal, ao todo 8 turmas totalizando em torno de 140 crianças, receberam os brinquedos das mãos do Papai Noel. A generosidade dos doadores nos permitiu também doar brinquedos para o CMEI Girassol. Agradecemos a todos que colaboraram com a campanha, com certeza fizeram os olhinhos de essas crianças brilharem.

Postado em 16 de Dezembro de 2019

Palotina: Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil arrecadam brinquedos para crianças carentes

Na noite de ontem quarta-feira 20, as crianças do grupo Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil Helena Paludo Consoli, sentiram-se tocados pela magia do Natal e decidiram fazer algo para levar alegria para crianças carentes, com o Projeto - arrecadação de brinquedos novos ou usados, para doação as crianças de uma escola pública a ser definida. As arrecadações estão sendo feitas na Praça Amadeo Piovesan durante a feira do produtor. A próxima arrecadação será feita do 27/11, das 18 às 20horas. Seja o papai Noel de alguém, faça sua doação e deixe uma criança feliz. O projeto dos Kidianos vem sendo uma ótima opção para você doar um brinquedo para as crianças carente do nosso município, seja brinquedo novo ou usado. Participe desse projeto voe também!

Postado em 20 de Novembro de 2019

Rotary de Palotina Pioneiro participou da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer

O Rotary Club Palotina de Pioneiro vem se destacando com seu projetos e trabalho social em Palotina, e participou na tarde de sábado (26), da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer”, evento este que aconteceu no Lago Municipal. Na oportunidade estiveram presentes integrantes do projeto “Amigas do Bem Viver” de Toledo e “Amor em Fios” de Cascavel, além do prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Chico Brum, promotora de Justiça, Cristiane Aparecida Ramos, secretários municipais: Saúde, Jaqueline Delai; Finanças, Ivanete Testa; Educação e Cultura, Judith Sendtko; Indústria, Comércio e Turismo, Rosane Kaiber; e Administração, Felipe Zago. O evento foi em alusão ao encerramento das atividades do Outubro Rosa, onde foram distribuídos os guarda-chuvas para as mulheres que fizeram o preventivo. Durante a campanha do Outubro Rosa foi realizado 2.206 preventivos neste ano. Somente nos meses de setembro e outubro, o município proporcionou 1.029 exames para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade.O Projeto Amor em Fios que consiste na confecção de perucas para posteriormente serem emprestado para as mulheres que perderam os cabelos em decorrência do tratamento de quimioterapia. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso da grande maioria de pacientes. O Projeto Amor em fios é uma espécie de elo entre a confecção e disponibilização das perucas e as pacientes que não têm condições de comprá-las. Para as mulheres que não se adaptam à peruca, o Projeto Amor em Fios arrecada e faz a doação de lenços, turbantes e acessórios em geral. Um dos gestos mais lindos da tarde foi proporcionado pela pequena Amanda Hendges, que doou mechas do seu próprio cabelo para o projeto “Amor em Fios”.  

Postado em 01 de Novembro de 2019

Com o apoio do Rotary Club de Palotina Pioneiro Prefeitura de Palotina realizou dia “D” contra o sarampo e prevenção ao câncer

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Rotary Club Palotina Pioneiro realizou no último sábado, dia 19, o dia D de mobilização contra o sarampo.Todas as 10 unidades de saúde prestaram atendimento das 8h às 17h e distribuíram 40 doses da vacina. Outras 321 doses foram aplicadas para atualização da carteirinha de vacinação. A campanha promovida pelo Ministério da Saúde sugue até a próxima sexta-feira, dia 25. Devem ser vacinadas crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade. Neste mesmo dia, alusivo a campanha Outubro Rosa, as unidades de saúde realizaram 65 exames de preventivos em mulheres com idade entre 25 a 64 anos. A secretária de Saúde, Jaqueline Delai ressalta que as campanhas em dias e horários diferenciados são importantes, principalmente para as pessoas que não conseguem sair do trabalho no horário comercial. Palotina na prevenção contra o câncer - No próximo sábado (26) será realizado a primeira caminhada “Palotina na prevenção contra o câncer”, às 16h, no Lago Municipal. Haverá uma programação com diversas apresentações. Toda a população está convidada a participar deste evento.

Postado em 28 de Outubro de 2019

Em noite festiva, Rotary Club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título Paul Harris

O Rotary Club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (10), a reunião festiva com posse de novas companheiras, e também cerimônia de entrega de título de sócio Paul Harris.  As companheiras; Claremilia Piffer Hartamann e Tereza Pattel foram empossadas e são as mais novas integrantes da família rotária palotinense e ambas agora fazem parte Rotary Club de Palotina Pioneiro.Na cerimônia de posse das rotárias tiveram como parinhos e madrinhas; Claremilia Piffer Hartamann teve como padrinho o Presidente 2019/2020 Michel Zilio, e a Sra. Tereza Patel teve como madrinha a rotariana Carmem Dumke Nava. Além de posse de duas novas companheiras de Rotary na festiva teve a entrega de um título de Paul Harris a companheira Carmem Dumke Nava.

Postado em 14 de Outubro de 2019

Rotary Palotina Pioneiro reúne lideranças para auxiliar na formação de clube em Maripá

Com intuito de auxiliar na formação de um clube de Rotary na cidade de Maripá, o Rotary Club de Palotina Pioneiro, reuniu lideranças daquela cidade na última terça-feira, 01.O encontro aconteceu no restaurante Paladar e serviu para que os rotarianos palotinenses expusessem os principais objetivos do trabalho rotário e também as ações que podem ser desenvolvidas pelo clube de serviço.O presidente do Rotary Club de Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio, expôs às lideranças maripaenses que os rotarianos darão todo suporte necessário para criação do clube.Ele salientou que a presença do Rotary engrandecerá a comunidade e será um marco importante.O Rotary Pioneiro já colaborou com a formação de um clube em Terra Roxa e desenvolve ações importantes na comunidade. O clube foi fundado há 20 anos.    

Postado em 03 de Outubro de 2019

Palotina: Rotary Club Palotina pioneiro promove palestra sobre Compostagem

Na ultima quinta-feira (19) em reunião do Rotary Club Palotina Pioneiro, foi realizada uma palestra com o tema “Compostagem” no município de Palotina. A palestra foi ministrada pelo Sr. Douglas Galvão que falou sobre o grande desafio dos aterros sanitários, em todo o Brasil. Para se ter uma idéia 50% do lixo produzidos nas casas, é lixo orgânico. Em Palotina, diariamente são produzidos 25 toneladas desse lixo. Diante a esta situação, Palotina criou o projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, projeto contemplado pelo edital FNMA/FSA nº 001/2017, único no Paraná e visa à mobilização da comunidade palotinense para a correta designação dos resíduos orgânicos utilizando compoteira domestica. Ao depositar os resíduos orgânicos nas composteiras, além de diminuir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário, estes se transformam em adubo que pode ser utilizado em hortas e jardins. O que é Compostagem : A Compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

Postado em 23 de Setembro de 2019

Ver todos

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram tortura- das e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).     Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo.   Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração.   Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.     A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.   Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto:     O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.    O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal do regime nazista.    

Em 26/01/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

21 de Janeiro de 2020 - O Brasil e Tetra Novamente

O Brasil e Tetra Novamente.Os rotarianos brasileiros conquistaram pela quarta vez consecutiva o primeiro lugar no ranking de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Pólio.    Com a marca de 1.257 eventos cadastrados, o Brasil superou os Estados Unidos (805 ações) e a Nigéria (779 ações) para alcançar o tetracampeonato. O distrito brasileiro que mais realizou iniciativas foi o 4652, com a organização de 305 ações, seguido pelos distritos 4420 (137 ações) e 4590 (66 ações).  Fonte: revista brasil Rotary

Em 21/01/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

21 de Janeiro de 2020 - O brasil e Tetra Novamente

O Brasil e Tetra Novamente.Os rotarianos brasileiros conquistaram pela quarta vez consecutiva o primeiro lugar no ranking de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Pólio.    Com a marca de 1.257 eventos cadastrados, o Brasil superou os Estados Unidos (805 ações) e a Nigéria (779 ações) para alcançar o tetracampeonato. O distrito brasileiro que mais realizou iniciativas foi o 4652, com a organização de 305 ações, seguido pelos distritos 4420 (137 ações) e 4590 (66 ações).  Fonte: revista brasil Rotary

Em 21/01/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

21 de Janeiro - Dia Mundial da Religião

21 de Janeiro - Dia Mundial da ReligiãoA sugestão de um Dia Mundial da Religião, ou Dia Internacional da Religião, foi dada pela chamada Assem bléia Espiritual Nacional no ano de 1949. Esse tipo de assembleia foi criado pela fé bahá'í, uma religião fundada por Bahá'u'lláh, no século XIX. Bahá'u'lláh era um líder religioso persa que vivia na região que hoje pertence ao Irã, que, à época, estava sob domínio do Império Otomano.    Essa assembleia dos bahá’í que foi realizada nos Estados Unidos definiu que o terceiro domingo do mês de janeiro seria dedicado ao Dia Mundial da Religião.   Fé Bahá’í.   Os bahá’í foram os criadores do Dia Mundial da Religião, portanto, é importante sabermos um pouco sobre essa religião.     A fé bahá’í é uma religião monoteísta que surgiu na região da Pérsia, no século XIX, por influência da mensagem religiosa de Bahá'u'lláh. Esse líder religioso era um seguidor de outro importante líder da época – Bab.     Como se julgava um profeta que sucedia os grandes profetas das principais religiões do mundo, desde o hinduísmo e o judaísmo até o cristianismo e o islamismo, Bahá'u'lláh tinha como certa sua missão de criar uma “religião mundial” que congregasse todas as outras religiões.   Os bahá’í, seus discípulos, tentaram levar a cabo esse projeto. O Dia da Religião é, portanto, um dos esforços para pôr esse projeto em prática.    Os bahá’í acreditam que a unidade entre as religiões, com destaque para seus elementos em comum, pode levar a humanidade à paz mundial, pois desvincularia as religiões de seus supostos preconceitos contra as outras religiões. Dessa forma, os bahá’í organizam-se em assembleias pelo mundo inteiro.     São dois níveis de organização: as assembleias nacionais e as locais.   No Brasil, a comunidade bahá’í começou a deitar  raízes em 1921 com a chegada, no litoral baiano, de Leonora Holsapple, conhecida como Leonora Armstrong, que fazia parte dos bahá’í dos EUA.    Por conta disso, um dos principais redutos dos bahá’í no Brasil é Salvador, local que abriga cerca de 400 bahá’í.     No mundo, aponta-se a existência de milhões de bahá’í espalhados por diferentes países. A sede da fé bahá’í está localizada em Haifa, que fica no Estado de Israel.     Asede dos bahá’í fica em Haifa porque é lá que estão os restos mortais de Bab, o profeta que foi o antecessor de Bahá'u'lláh.     Dentro da visão da fé bahá’í, o Dia Mundial da Religião é uma ferramenta que busca a harmonia entre as diversas religiões. Como os bahá’í acreditam que toda a experiência religiosa da humanidade deriva de um único deus, o Dia Mundial da Religião é uma oportunidade de celebrar todas as religiões existentes. Pelo fato de os bahá’í estarem espalhados por diversos locais do mundo, o Dia Mundial da Religião é comemorado em diversos continentes.     É parte da proposta dos bahá’í combater todo tipo de intolerância religiosa que exista. O debate e o convívio harmonioso entre as religiões, na ótica bahá’í, seriam passos importantes para a paz mundial. O ecumenismo pretendido pelos bahá’í assemelha-se a outras tentativas de se congregar as religiões do mundo, como as da Organização das Nações Unidas (ONU), um exemplo de instituição supranacional.     Existem algumas críticas a esse tipo de projeto, mas apesar das críticas às iniciativas de grupos religiosos, o Dia Mundial da Religião pode ser encarado como uma oportunidade de reflexão sobre a importância das religiões e de seu escopo tradicional para a formação das civilizações.

Em 21/01/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

21-01-2020 - Palestra com o Sr. Antoninho Fontanella, representando a SEAB - SECRETARIA DA AGRICULTURA E DO ABASTECI MENTO

Palestra com o  Sr. Antoninho Fontanella, representando a SEAB - SECRETARIA DA AGRICULTURA E DO ABASTECI MENTO,  apresenta dados econômicos do Setor Agrícola de Francisco Beltrão, evolução de áreas plantadas e de diversos produtos, produtividade por hectare, principal- mente evolução da produção de leite. Êxodo rural e preocupação com a sucessão familiar no setor agrícola e a diminuição de proprietários rurais, sem a diminuição de áreas plantadas. E ainda versou sobre a evolução tecnológica do setor e custos de produção.  Bem abrangente e esclarecedora palestra.    Muito Obrigado.

Em 21/01/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000