Club de
Palotina-Pioneiro

Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club Palotina Pioneiro discutem campanha de teste rápido para Hepatite B e C

Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. Para garantir a vaga é necessário fazer o agendamento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Com alto poder infectante e acometendo diretamente o fígado, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Barbieri ressalta que a região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente. Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, por isso são caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas. A transmissão da Hepatite C ocorre por meio do compartilhamento de objetos de uso pessoal como laminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, através da confecção de tatuagens, colocação de piercing, entre outros. O vírus da Hepatite B além das formas de contágio já mencionados ainda pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida (sem uso do preservativo), da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação.            O diagnóstico da doença se dá somente por meio da realização de exames laboratoriais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. No dia do exame não se esquecer de levar um documento com foto, Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.  

Postado em 15 de Julho de 2019

Rotary Club Palotina Pioneiro repassa recursos ao Hospital Municipal

O Rotary Club Palotina Pioneiro fez um repasse na última sexta-feira 05/07, no valor de R$ 4.000,00 para o Hospital Municipal de Palotina Os recursos referem-se a parte da renda obtida no estacionamento da Expo Palotina 2019 que ficou sob responsabilidade do clube de serviço. O repasse dos recursos foi feito pelo presidente do Rotary Club Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio juntamente com seus companheiros de Rotary, Irene e Augustinho Fossá. Também se fizeram presente da entrega, a diretora do Hospital, Sra. Maiara Kuki, Ricardo Fiabani, Elsone Fischborn, Eduardo Gris e o presidente dos amigos do Hospital Municipal Francisco Fossá Essas ajudas é o que mais faz com que o Hospital Municipal de Palotina possa construir e cada vês mais os pacientes poderão ser beneficiado, comenta a Coordenadora do Hospital Municipal Sra. Maiara Kuki    

Postado em 08 de Julho de 2019

Rotary Club Palotina Pioneiro repassa recursos ao CARTA

O Rotary Cluyb Palotina Pioneiro fez o repasse nesta Manhã de quinta-feira 27 de R$ 7.200,00 para o Carta (Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico).Os recursos referem-se a parte da renda obtida no estacionamento da Expo Palotina 2019 que ficou sob responsabilidade do clube de serviço.O repasse dos recursos foi feito pelo presidente do Rotary Cluyb Palotina Pioneiro César Beladelli e demais rotarianos ao presidente e vice-presidente do Carta, Luiz Carlos Miguelli e Odilo Cremonese, respectivamente.

Postado em 27 de Junho de 2019

Palotina: Saúde e Rotary promovem campanha de prevenção à hepatite C em agosto

A Secretaria de Saúde de Palotina realizou reunião com integrantes do Rotary Club Palotina Pioneiro na segunda-feira, dia 17. O encontro teve a finalidade de discutir campanhas e parcerias em prol da saúde e bem-estar da comunidade palotinense. De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Delai, no dia 3 de agosto será realizada uma campanha de prevenção a hepatite C. A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática.  

Postado em 19 de Junho de 2019

Rotary Club Palotina Pioneiro recebe sete certificados na 45ª Conferência

Aconteceu neste final de semana a Conferência Distrital do Rotary Internacioal com mais de 1.000 rotarianos presentes, este é o maior evento rotário no Distrito 4640 e o maior Distrito do hemisfério Sul, que abrange as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.  Segundo a governadora distrital, Sonia Taube Linero, é o momento de apresentar e premiar os principais projetos desenvolvidos pelos clubes no decorrer do ano. É também um momento de aprendizado, pois houve várias palestras durante a Conferência.      Cinco companheiros do Rotary Club de Palotina Pioneiro marcaram presença no evento. Foram eles: Carlos Brüne, Irene Rey da Silva, Carmen Nava, Ivo Andrade e o atual Presidente do Rotary Club de Palotina Pioneiro Sr. Cesar Beladeli. O Rotary Club de Palotina Pioneiro teve a honra de receber sete Certificados de Reconhecimento do ano rotário 2018-19, foram eles:  Implantar Plano Estratégico no Clube; Aumentar o número de associados; Executar quatro atividades de imagem pública; Empossar um novo associado na visita oficial da Governadora; Admitir associado com menos de 40 anos; Admitir um rotaractiano com dupla filiação; Alcançar crescimento real no número de associados.

Postado em 21 de Maio de 2019

Em noite festiva Rotary club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título de sócio honorário e repassa valor arrecadado no primeiro Pedal do Rotary e MTB

O Rotary club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (31) reunião festiva com posse de novos companheiros e cerimônia de entrega de título de sócio honorário e repasse de parte do valor arrecadado no primeiro Pedal do Rotary e MTB. A Reunião, que foi presidida por CESAR BELADELI ocorreu na casa da amizade e contou com a presença de rotarianos do Rotary club de Toledo. O cheque simbólico do valor arrecadado no pedal foi entregue ao presidente do CARTA (Centro de Apoio reabilitação e Terapia ao Dependente Químico), senhor LUÍS CARLOS MIGUELI. Ainda na reunião houve a entrega do título de sócio Honorário a um dos companheiros mais antigos do clube, senhor JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS; O Título de "SÓCIO HONORÁRIO" de um Rotary é a mais alta distinção que um clube de Rotary pode conceder a um rotariano que tenha prestado serviços relevantes ao próprio clube, cujo tempo de vida, mais o tempo de atividade rotária, totaliza 85 (oitenta e cinco) anos. GHEYSA LUCIANA SANTIAGO SCHWARZ, a qual é enfermeira e atualmente exerce a função de Enfermeira Auditora na UNIMED Vale do Piquiri e a médica BRUNA RAFAELLE RODRIGUES, que é servidora pública do município de Palotina, são as mais novas integrantes da família rotaria palotinense, ambas tiveram como madrinha a companheira IRENE REI DA SILVA.

Postado em 06 de Fevereiro de 2019

Governadora Sonia Taube Linero recebe Troféu Presidente Paulo Viriato Corrêa da Costa

Durante o 42° Instituto Rotário em Brasília, a Governadora Sonia Taube Linero recebeu do Diretor Mário César de Camargo o honroso mérito denominado Troféu Presidente Paulo Viriato Corrêa da Costa, pela conquista do Distrito 4640 de 1° lugar em crescimento do número de associados, entre os 38 distritos de Rotary no Brasil na gestão 2018-19. Estavam presentes  o Presidente de Rotary International Mark Maloney e sua esposa Gay, e demais autoridades rotarias do Brasil e exterior.

Postado em 17 de Setembro de 2019

Ver todos

PROJETO CUIDADOS COM O CORAÇÃO É REALIZADO EM GUARAPUAVA

Na manhã deste sábado, dia 21 de setembro de 2019 das 08h às 12h, o Rotary Club Guarapuava Lagoa desenvolveu o projeto CUIDADOS  COM O CORAÇÃO  no Calçadão da Rua Quinze de Novembro na Praça  9 de  Dezembro em Guarapuava. O projeto foi desenvolvido tendo em vista o alto índice de mortes súbitas causadas por infarto, sendo assim no dia 24 de setembro de 2019, foi estabelecido o “DIA DO CORAÇÃO” como forma de promover um dia de conscientização para a população, dos cuidados que devemos ter com o coração, com a distribuição de informativo impresso e também o CORAÇÃO ANTI-STRESS. Com certeza, tais esclarecimentos foram muito importantes, uma vez que a população, independente da condição socioeconômica, desconhecem ou não dão muita importância ao assunto ora abordado, sendo pegos de surpresa com situações irreversíveis como a” morte súbita”, que traz aos que ficam muita tristeza, problemas emocionais, que acabam desencadeando outros problemas sérios de saúde. Passaram pelo projeto pelo menos 400 (quatrocentas) que farão os exames de medição de  IMC (Índice de  Massa Corporal), Pressão Arterial e  também de  Glicemia, além de orientações com os  companheiros  do Rotary Guarapuava Lagoa e com estudantes de  farmácia, fisioterapia, nutrição, enfermagem e educação física das Faculdades Guairacá e colaboradores das Farmácias Nissei. Foram entregues os folhetos explicativos com orientações básicas sobre os cuidados com o coração, fatores de riscos e dicas para uma vida mais saudável e um CORAÇÃO ANTI-STRESS que é usado como massageador e também para ativar a circulação sanguínea. O projeto CUIDADOS COM O CORAÇÃO ocorre há três anos, e faz parte de uma das áreas de enfoque que o Rotary Internacional trabalha, a área da saúde, que objetiva uma forma de envolver a comunidade e desenvolver ações que possam melhorar a  qualidade de  vida das pessoas. Para que o evento ocorresse, o Rotary Club Guarapuava Lagoa tem parceiros e patrocinadores a ICTUS, ATLANTA MONITORAMENTO, FARMÁCIAS NISSEI, NOVA MED, 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE  GUARAPUAVA, FACULDADES GUAIRACÁ E UNICENTRO.

Em 21/09/2019 por Rotary Club de Guarapuava-Lagoa

Grande Lago em Ação com o Passeio Ciclístico Solidário 2019

É amanhã, a partir das 8h a largada do Passeio Ciclístico Solidário do Grande Lago, que sairá do Gramadão da Vila A. O evento é para toda a família, tragam suas bicicletas e venham participar neste passeio em prol do Banco de Fraldas Geriátricas do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago. A inscrição é 2kg de alimentos não perecíveis, que será revertido para entidades da nossa comunidade.   Lema: "O Rotary Conecta o Mundo".

Em 21/09/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

16 Anos do Interact Club de Santa Terezinha de Itaipu & Dia da Árvore.

Na tarde do dia 21/09/2019 se realizou a festiva de aniversário do clube, além de um projeto de meio ambiente que se constituía no plantio de  uma árvore na área de lazer da cidade. Os associados levaram diversos tipos de comida a fim de montar um piquenique.  Além disso, lápis ecológicos, com sementes de árvores para plantar ao final do seu uso, foram distribuídos aos membros do clube e demais presentes. Ao final,  uma foto formando a frase "IC STI 16" foi tirada.

Em 21/09/2019 por Interact Club de Santa Terezinha de Itaipu

Rotarianos e Rotaractianos visitam as obras do Aeroporto de Guarapuava

Neste sábado, dia 21 de setembro, os Rotarianos do Rotary Club de Guarapuava e Rotaractianos do Rotary Club de Guarapuava Campo Real, visitaram as obras do Aeroporto Municipal.  Os mesmos foram recepcionados pelo Vice-Prefeito e Secretário de Obras e Turismo Itacir Vezzaro e pelo Diretor Adriano e pelo Douglas. Foram informados que as obras estão em fase final de conclusão, apenas alguns ajustes sendo feito e que a expectativa é receber a licença da Anac no mês de outubro, visando receber os voôs da Azul programada para novembro.

Em 21/09/2019 por Rotary Club de Guarapuava

AÇÃO DIA DA ÁRVORE

Em comemoração ao da da árvore, o Rotary Club de Cascavel-Integração participou de ação de recuperação de nascente e plantio de árvores no córrego Sanga Funda em Cascavel-PR. A ação contou com a participação de companheiros do clube em parceria com a ONG Amigos dos Rios, Território Cidadão da Prefeitura de Cascavel, Professores e alunos do IFPR e do CEEP.  Moradores da região e dos grupos de Escoteiros de Cascavel. Foi recuperada uma nascente do córrego Sanga Funda e plantadas diversas árvores para recompor a mata ciliar do córrego.

Em 21/09/2019 por Rotary Club de Cascavel-Integração

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000