Club de
Palotina-Pioneiro

Palotina: Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil arrecadam brinquedos para crianças carentes

Na noite de ontem quarta-feira 20, as crianças do grupo Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil Helena Paludo Consoli, sentiram-se tocados pela magia do Natal e decidiram fazer algo para levar alegria para crianças carentes, com o Projeto - arrecadação de brinquedos novos ou usados, para doação as crianças de uma escola pública a ser definida. As arrecadações estão sendo feitas na Praça Amadeo Piovesan durante a feira do produtor. A próxima arrecadação será feita do 27/11, das 18 às 20horas. Seja o papai Noel de alguém, faça sua doação e deixe uma criança feliz. O projeto dos Kidianos vem sendo uma ótima opção para você doar um brinquedo para as crianças carente do nosso município, seja brinquedo novo ou usado. Participe desse projeto voe também!

Postado em 20 de Novembro de 2019

Rotary de Palotina Pioneiro participou da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer

O Rotary Club Palotina de Pioneiro vem se destacando com seu projetos e trabalho social em Palotina, e participou na tarde de sábado (26), da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer”, evento este que aconteceu no Lago Municipal. Na oportunidade estiveram presentes integrantes do projeto “Amigas do Bem Viver” de Toledo e “Amor em Fios” de Cascavel, além do prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Chico Brum, promotora de Justiça, Cristiane Aparecida Ramos, secretários municipais: Saúde, Jaqueline Delai; Finanças, Ivanete Testa; Educação e Cultura, Judith Sendtko; Indústria, Comércio e Turismo, Rosane Kaiber; e Administração, Felipe Zago. O evento foi em alusão ao encerramento das atividades do Outubro Rosa, onde foram distribuídos os guarda-chuvas para as mulheres que fizeram o preventivo. Durante a campanha do Outubro Rosa foi realizado 2.206 preventivos neste ano. Somente nos meses de setembro e outubro, o município proporcionou 1.029 exames para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade.O Projeto Amor em Fios que consiste na confecção de perucas para posteriormente serem emprestado para as mulheres que perderam os cabelos em decorrência do tratamento de quimioterapia. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso da grande maioria de pacientes. O Projeto Amor em fios é uma espécie de elo entre a confecção e disponibilização das perucas e as pacientes que não têm condições de comprá-las. Para as mulheres que não se adaptam à peruca, o Projeto Amor em Fios arrecada e faz a doação de lenços, turbantes e acessórios em geral. Um dos gestos mais lindos da tarde foi proporcionado pela pequena Amanda Hendges, que doou mechas do seu próprio cabelo para o projeto “Amor em Fios”.  

Postado em 01 de Novembro de 2019

Com o apoio do Rotary Club de Palotina Pioneiro Prefeitura de Palotina realizou dia “D” contra o sarampo e prevenção ao câncer

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Rotary Club Palotina Pioneiro realizou no último sábado, dia 19, o dia D de mobilização contra o sarampo.Todas as 10 unidades de saúde prestaram atendimento das 8h às 17h e distribuíram 40 doses da vacina. Outras 321 doses foram aplicadas para atualização da carteirinha de vacinação. A campanha promovida pelo Ministério da Saúde sugue até a próxima sexta-feira, dia 25. Devem ser vacinadas crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade. Neste mesmo dia, alusivo a campanha Outubro Rosa, as unidades de saúde realizaram 65 exames de preventivos em mulheres com idade entre 25 a 64 anos. A secretária de Saúde, Jaqueline Delai ressalta que as campanhas em dias e horários diferenciados são importantes, principalmente para as pessoas que não conseguem sair do trabalho no horário comercial. Palotina na prevenção contra o câncer - No próximo sábado (26) será realizado a primeira caminhada “Palotina na prevenção contra o câncer”, às 16h, no Lago Municipal. Haverá uma programação com diversas apresentações. Toda a população está convidada a participar deste evento.

Postado em 28 de Outubro de 2019

Em noite festiva, Rotary Club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título Paul Harris

O Rotary Club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (10), a reunião festiva com posse de novas companheiras, e também cerimônia de entrega de título de sócio Paul Harris.  As companheiras; Claremilia Piffer Hartamann e Tereza Pattel foram empossadas e são as mais novas integrantes da família rotária palotinense e ambas agora fazem parte Rotary Club de Palotina Pioneiro.Na cerimônia de posse das rotárias tiveram como parinhos e madrinhas; Claremilia Piffer Hartamann teve como padrinho o Presidente 2019/2020 Michel Zilio, e a Sra. Tereza Patel teve como madrinha a rotariana Carmem Dumke Nava. Além de posse de duas novas companheiras de Rotary na festiva teve a entrega de um título de Paul Harris a companheira Carmem Dumke Nava.

Postado em 14 de Outubro de 2019

Rotary Palotina Pioneiro reúne lideranças para auxiliar na formação de clube em Maripá

Com intuito de auxiliar na formação de um clube de Rotary na cidade de Maripá, o Rotary Club de Palotina Pioneiro, reuniu lideranças daquela cidade na última terça-feira, 01.O encontro aconteceu no restaurante Paladar e serviu para que os rotarianos palotinenses expusessem os principais objetivos do trabalho rotário e também as ações que podem ser desenvolvidas pelo clube de serviço.O presidente do Rotary Club de Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio, expôs às lideranças maripaenses que os rotarianos darão todo suporte necessário para criação do clube.Ele salientou que a presença do Rotary engrandecerá a comunidade e será um marco importante.O Rotary Pioneiro já colaborou com a formação de um clube em Terra Roxa e desenvolve ações importantes na comunidade. O clube foi fundado há 20 anos.    

Postado em 03 de Outubro de 2019

Palotina: Rotary Club Palotina pioneiro promove palestra sobre Compostagem

Na ultima quinta-feira (19) em reunião do Rotary Club Palotina Pioneiro, foi realizada uma palestra com o tema “Compostagem” no município de Palotina. A palestra foi ministrada pelo Sr. Douglas Galvão que falou sobre o grande desafio dos aterros sanitários, em todo o Brasil. Para se ter uma idéia 50% do lixo produzidos nas casas, é lixo orgânico. Em Palotina, diariamente são produzidos 25 toneladas desse lixo. Diante a esta situação, Palotina criou o projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, projeto contemplado pelo edital FNMA/FSA nº 001/2017, único no Paraná e visa à mobilização da comunidade palotinense para a correta designação dos resíduos orgânicos utilizando compoteira domestica. Ao depositar os resíduos orgânicos nas composteiras, além de diminuir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário, estes se transformam em adubo que pode ser utilizado em hortas e jardins. O que é Compostagem : A Compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

Postado em 23 de Setembro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club Palotina Pioneiro discutem campanha de teste rápido para Hepatite B e C

Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. Para garantir a vaga é necessário fazer o agendamento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Com alto poder infectante e acometendo diretamente o fígado, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Barbieri ressalta que a região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente. Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, por isso são caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas. A transmissão da Hepatite C ocorre por meio do compartilhamento de objetos de uso pessoal como laminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, através da confecção de tatuagens, colocação de piercing, entre outros. O vírus da Hepatite B além das formas de contágio já mencionados ainda pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida (sem uso do preservativo), da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação.            O diagnóstico da doença se dá somente por meio da realização de exames laboratoriais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. No dia do exame não se esquecer de levar um documento com foto, Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.  

Postado em 15 de Julho de 2019

Ver todos

Governadora do Distrito 4640 visita clubes de Toledo e dá posse a novos associados

Na quarta-feira (04) a governadora do Distrito 4.640, Maria Goretti Oliveira de Azevedo, esteve em visita ao Rotary Club de Toledo-Lago e Rotary Club de Toledo-Pioneiro quando pôde conhecer projetos desenvolvidos pelos dois clubes. Por parte do Rotary Club de Toledo-Lago a governadora conheceu o Banco de Leite Humano Jorge Nisiidi e a UTI NeoNatal, além do Projeto Cegonha-Mães por Amor. São projetos desenvolvidos junto ao Hospital Bom Jesus com enfoque na saúde materno-infantil. Em reunião festiva, à noite, houve a posse de novos associados ao Rotary Toledo-Lago: os companheiros Marcelo Pereira, Sandra Sachs Dessbesell e Itamar Weiwanco.

Em 10/12/2019 por Rotary Club de Toledo-Lago

FESTIVA DO GRANDE LAGO

Em data de 03 de dezembro realizou-se nas dependências do Club Amambay Caça e Pesca a festiva do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago. Um momento de confraternização e amizade entre os rotarianos, familiares e convidados para celebrar o final do primeiro semestre de trabalhos rotários. Cada participante recebeu das mãos do presidente, companheiro Giane Luiz Hames, um presente de Natal de lembrança no servir ao próximo. Após as considerações finais do presidente, todos participaram do tradicional companheirismo rotário em um banquete festivo.   Lema: "O Rotary Conecta o Mundo".

Em 10/12/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

END POLIO NOW 2019

No dia 24 de outubro de 2019, o Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago e a família rotária iguaçuense, participaram da Campanha End Polio Now 2019 para erradicação da poliomielite no mundo, através de uma ação conjunta com os Rotary Clubs da Tríplice Fronteira. O local foi o Marco das Três Fronteiras onde situa o Brasil, Paraguai e Argentina e pontualmente às 17h a ação foi realizada com a presença dos rotarianos para divulgar a campanha. Uma ação inédita do Rotary que conectou as pessoas na erradicação da pólio, fazendo um progresso incrível na luta contra a doença no mundo todo.  

Em 09/12/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

10 de dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

08-Dezembro A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Foi esboçada principalmente pelo canadense John Peters Humphrey, contando também, com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo.     Abalados pela recente barbárie da Segunda Guerra Mundial, e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, liderados por Estados Unidos e União Soviética, estabeleceram, na Conferência de Yalta, na Rússia, em 1945, as bases de uma futura paz mundial, definindo áreas de influência das potências e acertando a criação de uma organização multilateral que promovesse negociações sobre conflitos internacionais, para evitar guerras e promover a paz e a democracia, e fortalecer os Direitos Humanos.     Embora não seja um documento com obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU de força legal: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por acadêmicos, advogados e cortes constitucionais. Especialistas em direito internacional discutem, com frequência, quais de seus artigos representam o direito internacional usual.     As ideias e valores dos direitos humanos podem ser traçadas através da história antiga e das crenças religiosas e culturais ao redor do mundo. O primeiro registro de uma declaração dos direitos humanos foi o cilindro de Ciro, escrito por Ciro, o grande, rei da Pérsia, por volta de 539 a.C.     Filósofos europeus da época do Iluminismo desenvolveram teorias da lei natural que influenciaram a adoção de documentos como a Declaração de Direitos de 1689 da Inglaterra, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 da França e a Carta de Direitos de 1791 dos Estados Unidos.      Durante a Segunda Guerra Mundial, os aliados adotaram as Quatro Liberdades: liberdade da palavra e da livre expressão, liberdade de religião, liberdade por necessidades e liberdade de viver livre do medo. A Carta das Nações Unidas reafirmou a fé nos direitos humanos, na dignidade e nos valores humanos das pessoas e convocou a todos seus estados-membros a promover respeito universal e observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

Em 09/12/2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

EMPRESA CIDADÃ - SELO DIGITAL

O Programa Empresa Cidadã atesta a responsabilidade social de sua empresa ao torná-la parceira do Rotary em sua obra reconhecida de transformar o Brasil. Trata-se de um programa de contribuições para realizar doação de mil dólares rotários no período de 12 meses - o que pode ser feito tanto através de doações mensais no valor mínimo de R$300 ou em menos parcelas de maior valor. Através da ABTRF, essas contribuições são todas destinadas aos projetos humanitários da Fundação Rotária no Brasil. Ao aderir ao programa, a empresa recebe um selo eletrônico, que pode ser incluído em seus e-mails e website como chancela de sua responsabilidade social. Completada a contribuição de mil dólares, a Empresa Cidadã recebe um certificado da ABTRF, podendo, ainda, oferecer um Título Paul Harris emitido pela Fundação Rotária a uma pessoa de destaque, que pode ser da própria empresa. O Clube e distrito de Rotary que sejam os parceiros da empresa podem também divulgar sua marca através de Banner e comunicações locais/distritais.

Em 08/12/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

FORMATURA DOS ALUNOS DO PROJETO FORÇA VERDE MIRIM - ROTARY CLUB DE FOZ DO IGUAÇU

Ocorreu na noite de quinta-feira, 05/12/2019, a formatura dos 60 (Sessenta) alunos do Projeto Força Verde Mirim. A solenidade foi marcada pela presença de diversas autoridades, alunos, pais e responsáveis pelos alunos, entidades e empresas apoiadoras. Muita emoção e felicidade encerrou o ano do projeto Força Verde Mirim 2019. O Rotary Club de Foz do Iguaçu, agradece a todos que desenvolveram e apoiaram o projeto, em especial aos Soldados da Policia Militar Ambiental. O Rotary Conecta o Mundo! A educação transforma o mundo!

Em 07/12/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000