Club de
Palotina-Pioneiro

Rotakids Palotina Pioneiro entrega brinquedos arrecadados durante a feira do produtor

Na quarta feira 11/12 as crianças do Rotakids Palotina Pioneiro e Miss Palotina Infantil Helena Paludo Consoli proporcionaram alegria as crianças do CMEI Sementinha do Saber, entregando os brinquedos que receberam de doações arrecadadas em novembro na Praça Amadeo Piovesan durante a feira do produtor e também doações recebidas dos alunos da escola Terra do Saber. As crianças do CMEI Sementinha do Saber foram tocadas pela magia do Natal, ao todo 8 turmas totalizando em torno de 140 crianças, receberam os brinquedos das mãos do Papai Noel. A generosidade dos doadores nos permitiu também doar brinquedos para o CMEI Girassol. Agradecemos a todos que colaboraram com a campanha, com certeza fizeram os olhinhos de essas crianças brilharem.

Postado em 16 de Dezembro de 2019

Palotina: Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil arrecadam brinquedos para crianças carentes

Na noite de ontem quarta-feira 20, as crianças do grupo Rota Kids Palotina Pioneiro e Miss Palotina infantil Helena Paludo Consoli, sentiram-se tocados pela magia do Natal e decidiram fazer algo para levar alegria para crianças carentes, com o Projeto - arrecadação de brinquedos novos ou usados, para doação as crianças de uma escola pública a ser definida. As arrecadações estão sendo feitas na Praça Amadeo Piovesan durante a feira do produtor. A próxima arrecadação será feita do 27/11, das 18 às 20horas. Seja o papai Noel de alguém, faça sua doação e deixe uma criança feliz. O projeto dos Kidianos vem sendo uma ótima opção para você doar um brinquedo para as crianças carente do nosso município, seja brinquedo novo ou usado. Participe desse projeto voe também!

Postado em 20 de Novembro de 2019

Rotary de Palotina Pioneiro participou da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer

O Rotary Club Palotina de Pioneiro vem se destacando com seu projetos e trabalho social em Palotina, e participou na tarde de sábado (26), da Caminhada “Palotina na prevenção contra o Câncer”, evento este que aconteceu no Lago Municipal. Na oportunidade estiveram presentes integrantes do projeto “Amigas do Bem Viver” de Toledo e “Amor em Fios” de Cascavel, além do prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Chico Brum, promotora de Justiça, Cristiane Aparecida Ramos, secretários municipais: Saúde, Jaqueline Delai; Finanças, Ivanete Testa; Educação e Cultura, Judith Sendtko; Indústria, Comércio e Turismo, Rosane Kaiber; e Administração, Felipe Zago. O evento foi em alusão ao encerramento das atividades do Outubro Rosa, onde foram distribuídos os guarda-chuvas para as mulheres que fizeram o preventivo. Durante a campanha do Outubro Rosa foi realizado 2.206 preventivos neste ano. Somente nos meses de setembro e outubro, o município proporcionou 1.029 exames para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade.O Projeto Amor em Fios que consiste na confecção de perucas para posteriormente serem emprestado para as mulheres que perderam os cabelos em decorrência do tratamento de quimioterapia. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso da grande maioria de pacientes. O Projeto Amor em fios é uma espécie de elo entre a confecção e disponibilização das perucas e as pacientes que não têm condições de comprá-las. Para as mulheres que não se adaptam à peruca, o Projeto Amor em Fios arrecada e faz a doação de lenços, turbantes e acessórios em geral. Um dos gestos mais lindos da tarde foi proporcionado pela pequena Amanda Hendges, que doou mechas do seu próprio cabelo para o projeto “Amor em Fios”.  

Postado em 01 de Novembro de 2019

Com o apoio do Rotary Club de Palotina Pioneiro Prefeitura de Palotina realizou dia “D” contra o sarampo e prevenção ao câncer

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Rotary Club Palotina Pioneiro realizou no último sábado, dia 19, o dia D de mobilização contra o sarampo.Todas as 10 unidades de saúde prestaram atendimento das 8h às 17h e distribuíram 40 doses da vacina. Outras 321 doses foram aplicadas para atualização da carteirinha de vacinação. A campanha promovida pelo Ministério da Saúde sugue até a próxima sexta-feira, dia 25. Devem ser vacinadas crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade. Neste mesmo dia, alusivo a campanha Outubro Rosa, as unidades de saúde realizaram 65 exames de preventivos em mulheres com idade entre 25 a 64 anos. A secretária de Saúde, Jaqueline Delai ressalta que as campanhas em dias e horários diferenciados são importantes, principalmente para as pessoas que não conseguem sair do trabalho no horário comercial. Palotina na prevenção contra o câncer - No próximo sábado (26) será realizado a primeira caminhada “Palotina na prevenção contra o câncer”, às 16h, no Lago Municipal. Haverá uma programação com diversas apresentações. Toda a população está convidada a participar deste evento.

Postado em 28 de Outubro de 2019

Em noite festiva, Rotary Club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título Paul Harris

O Rotary Club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (10), a reunião festiva com posse de novas companheiras, e também cerimônia de entrega de título de sócio Paul Harris.  As companheiras; Claremilia Piffer Hartamann e Tereza Pattel foram empossadas e são as mais novas integrantes da família rotária palotinense e ambas agora fazem parte Rotary Club de Palotina Pioneiro.Na cerimônia de posse das rotárias tiveram como parinhos e madrinhas; Claremilia Piffer Hartamann teve como padrinho o Presidente 2019/2020 Michel Zilio, e a Sra. Tereza Patel teve como madrinha a rotariana Carmem Dumke Nava. Além de posse de duas novas companheiras de Rotary na festiva teve a entrega de um título de Paul Harris a companheira Carmem Dumke Nava.

Postado em 14 de Outubro de 2019

Rotary Palotina Pioneiro reúne lideranças para auxiliar na formação de clube em Maripá

Com intuito de auxiliar na formação de um clube de Rotary na cidade de Maripá, o Rotary Club de Palotina Pioneiro, reuniu lideranças daquela cidade na última terça-feira, 01.O encontro aconteceu no restaurante Paladar e serviu para que os rotarianos palotinenses expusessem os principais objetivos do trabalho rotário e também as ações que podem ser desenvolvidas pelo clube de serviço.O presidente do Rotary Club de Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio, expôs às lideranças maripaenses que os rotarianos darão todo suporte necessário para criação do clube.Ele salientou que a presença do Rotary engrandecerá a comunidade e será um marco importante.O Rotary Pioneiro já colaborou com a formação de um clube em Terra Roxa e desenvolve ações importantes na comunidade. O clube foi fundado há 20 anos.    

Postado em 03 de Outubro de 2019

Palotina: Rotary Club Palotina pioneiro promove palestra sobre Compostagem

Na ultima quinta-feira (19) em reunião do Rotary Club Palotina Pioneiro, foi realizada uma palestra com o tema “Compostagem” no município de Palotina. A palestra foi ministrada pelo Sr. Douglas Galvão que falou sobre o grande desafio dos aterros sanitários, em todo o Brasil. Para se ter uma idéia 50% do lixo produzidos nas casas, é lixo orgânico. Em Palotina, diariamente são produzidos 25 toneladas desse lixo. Diante a esta situação, Palotina criou o projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, projeto contemplado pelo edital FNMA/FSA nº 001/2017, único no Paraná e visa à mobilização da comunidade palotinense para a correta designação dos resíduos orgânicos utilizando compoteira domestica. Ao depositar os resíduos orgânicos nas composteiras, além de diminuir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário, estes se transformam em adubo que pode ser utilizado em hortas e jardins. O que é Compostagem : A Compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

Postado em 23 de Setembro de 2019

Ver todos

Reuniões online

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações, desde o mês de março as reuniões do Rotary Club de Cascavel Leste estão sendo feitas online. Mesmo que a vontade seja de estar próximo fisicamente dos companheiros e poder confraternizar, reuniões feitas em aplicaticos online é uma forma de poder deliberar o assuntos do clube e estar de certa forma próximo dos companheiros.

Em 28/05/2020 por Rotary Club de Cascavel-Leste

25/Maio - Dia da Indústria

Dia da IndústriaNesta data a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias.   Também conhecidas como o “Setor Secundário” de um país, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os de vestuário, por exemplo.   O Brasil começou a ser industrializado a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, mas apenas com Juscelino Kubitschek as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, fazendo com que a economia do país aumentasse.  Atualmente, a indústria está intrinsecamente inserida nas sociedades globais, sendo impossível imaginar a vida contemporânea ser este setor.   Origem do Dia Nacional da Indústria:   O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948.   Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras – ABL. Além disso, Simonsen era presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).   Parabéns aos Companheiros Industriários.

Em 24/05/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

25/Maio - Dia do Trabalhador Rural

25/Maio - Dia do Trabalhador Rural O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil.   A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e etc.     Origem da Data: A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.   No dia 25 de Maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.   Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.    Trabalho Rural no Brasil:  O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Em 2013, calculava-se que 15,2 milhões de pessoas exercessem atividades ligadas ao campo. Essas ocupações estão em declínio com a mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no setor.   No entanto, sua atividade é fundamental para que tenhamos alimentos de qualidade para comer.    Por isso, respeitar o trabalhador do campo como um profissional que merece todos os direitos é dever da sociedade e do governo brasileiro.    Homenagens para o Dia do Trabalhador Rural: Nossas homenagens para esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades!  Parabéns!   

Em 24/05/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

DOAÇÃO DE CESTAS BÁSICAS PARA APOFILAB

O Rotary Club de Cascavel-Integração, em parceria com o Instituto São João, de Cascavel, doaram para a Apofilab, 60 cestas básicas contendo alimentos e materiais de limpeza. A Apofilab - Associação de Portadores de Fissura Labio-palatal de Cascavel, atende a mais de 250 pacientes/alunos de mais de 60 municípios, com atendimento especializado e suporte as suas famílias. Neste momento de Pandemia, as atividades estão suspensas, porém, muitos pacientes/alunos carentes, necessitam de apoio financeiro e psicológico, sendo que as cestas serão doadas para as famílias necessitadas.

Em 23/05/2020 por Rotary Club de Cascavel-Integração

Aniversário Rotary Club de Barracão

No dia 22 de maio de 2012 foi fundado o clube de Barracão, e na data de ontem, foi comemorado o 8 ano de vida do clube.   Nesses 8 anos, muitos foram os companheiros, projetos e ações. Muitos ficaram, muitos passaram, mas o foco do clube sempre foi mantido: o ideal de servir sem olhar a quem.   O clube cresceu e junto com esse crescimento vieram projetos maiores. Começando com o projeto do Banco Ortopédico, que distribuía cadeiras de rodas e de banho, hoje em dia conta com botas ortopédicas, camas hospitalares, muletas, tipoias e mais. O projeto foi ampliado e nesses anos já ajudou a mais de 500 pessoas.   Os projetos sociais foram ampliados. Entregas de sextas básicas, entregas de ovos de páscoa nas escolas mais carentes, brinquedos nos dias das crianças.   As campanhas desenvolvidas pelo clube foram ampliadas. Além do Verão Seguro, que visa dar dicas para se aproveitar o verão com segurança, veio o projeto da hepatite C, que distribuiu testes grátis para a população de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira. Campanhas de prevenção em parceria com a secretaria de saúde de Barracão.   Novas parcerias surgiram, com o Colégio Dr. Mário e Leonor Castellano por meio da Feira das Profissões. Parceria com a Polícia Militar no evento para construção do canil, parceria com o poder público para desenvolvimento de diversas ações sociais.   Entre os maiores projetos, a parceria com a Igreja Matriz de Barracão, sociedade civil e diversas outras entidades, na construção da capela mortuária de Barracão.   E o grande projeto, a reforma da sede social do clube, em parceria com o poder público municipal, por meio da prefeitura e da câmara de vereadores, a qual foi cedida ao clube sem condições de uso e hoje já abriga as reuniões e eventos do clube.   Agradecemos as todos os companheiros que passaram pelo clube nesses anos, colaboraram e colaboram de uma forma ou outra conosco. Agradecemos ao poder público pelas parcerias nos projetos. Agradecemos a população que nunca se nega em colaborar com nossos eventos, bem como os empresários, que veem no nosso trabalho a possibilidade de tornar nossa comunidade um lugar melhor.   Que venham muitos mais anos de vida ao Rotary Club de Barracão!

Em 23/05/2020 por Rotary Club de Barracão

22/Maio - Dia do Abraço

22/Maio - Dia do Abraço O Dia do Abraço é comemorado anualmen te em 22 de maio.   O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.   Nesta data é normal comemorar dando muitos abraços, como acontece com as pessoas que oferecem os “Free Hugs” ou Abraços Grátis!    Afinal de contas, a melhor maneira de desejar para alguém um feliz Dia do Abraço é dando um abraço!   Esta data teria surgido a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços "gratuitos" pelas ruas de Sydney.   Mas, em tempos de coronavírus, a melhor saída é optar pelo Dia do Abraço Virtual.    Tomando todas as precauções e com muita esperança de que a pandemia vai passar. Nós vamos vencer!     É hora de compartilhar fé, esperança e bons sentimentos.   O gesto físico do abraço podemos deixar para depois. 

Em 22/05/2020 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000