Club de
Palotina-Pioneiro

Mostrando todas as publicações do Clube

RYLA - Francisco Beltrão

Francisco Beltrão sediará o Ryla O Ryla (abreviatura da expressão inglesa Rotary Youth Leadership Awards, que pode ser traduzida como Prêmio Rotário de Liderança Juvenil) é a iniciativa de treinamento do Rotary para os jovens. O programa pode ser oferecido a indivíduos entre 14 e 30 anos, porém, a maioria dos clubes e distritos prefere trabalhar com uma faixa menor, por exemplo, entre 14 e 18 anos ou 19 a 30 anos de idade. O Ryla enfatiza liderança, cidadania e crescimento pessoal e busca demonstrar o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude, oferecer treinamento eficaz para jovens e líderes em potencial, incentivar jovens a liderar jovens e reconhecer publicamente os jovens que prestam serviços à comunidade. Neste ano, o Ryla será realizado no dia 23 de março, em Francisco Beltrão.

Postado em 06 de Março de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Protocolo de intenções entre Sanepar e Rotary Internacional gera parceria para ações ambientais

 A diretoria da Sanepar assinou na noite desta quinta-feira (1.º), na Sociedade Morgenau, um protocolo de intenções com cinco distritos do Rotary Internacional. O objetivo é a promoção de ações conjuntas nas áreas de qualidade e uso correto da água, saneamento básico e meio ambiente. A assinatura do protocolo, que contou com a participação do secretário geral do Rotary Internacional, John Hewko, do presidente Fernando Ghignone e dos diretores Antonio Hallage (Administrativo), Péricles Weber (Meio Ambiente) e João Martinho Cleto Reis Junior (Investimentos), foi viabilizada através do diretor Administrativo, que é também um dos cinco curadores mundiais da Fundação Rotária, do Rotary Internacional. Para Hallage, a parceria vai agilizar as atividades da Sanepar nos 346 municípios em que atua, no Paraná e Santa Catarina. Entre as ações previstas no protocolo de intenções estão a conservação e preservação dos recursos hídricos, principalmente nos mananciais de abastecimento público, a revitalização de rios e a implantação de centros de educação ambiental em cidades de médio e grande porte. O presidente Fernando Ghignone, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento das ações sustentáveis que a Sanepar vem desenvolvendo nos últimos meses. “Uma de nossas metas é tornar a empresa totalmente sustentável e agora poderemos contar também com o apoio dos rotarianos do mundo todo”. No período da tarde de quinta-feira, foi realizada na sala Miringuava, do Centro de Treinamento, na sede em Curitiba, uma reunião de trabalho entre a diretoria da Sanepar e governadores distritais do Rotary Internacional. No encontro, o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber, apresentou programas e projetos que a Sanepar desenvolve e que os técnicos e especialistas rotarianos poderão apoiar. “Assumimos um compromisso com o Programa Sanepar Sustentável, em que todas as diretorias irão desenvolver ações de saneamento com menor impacto ao meio ambiente e, consequentemente, com grandes benefícios à comunidade paranaense”, enfatizou. Ele lembrou ainda que o Rotary já participa de ações da empresa, como o Fundo Azul, implantado há 12 anos, e que já contemplou mais de 120 projetos.

Postado em 01 de Março de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Senado Homenageia os 107 Anos de ROTARY INTERNATIONAL

Em sessão especial em homenagem aos 107 anos do Rotary Internacional, nesta segunda-feira (27), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou o trabalho de mais de 1 milhão de rotarianos em 168 países no combate à fome e ao analfabetismo e em defesa da saúde da população. Raupp, que propôs a homenagem, disse que uma das iniciativas mais importantes do Rotary é a luta para a erradicação total da poliomielite. Desde a instituição do programa Pólio Plus, em 1985, conforme o senador, mais de 2 bilhões de crianças foram imunizadas. - Para se ter uma noção, esse número equivale a quase um terço de toda a população mundial nos dias de hoje. Fui informado, pelo secretário internacional, de que na Índia, que tem 1,3 bilhão de habitantes, a poliomielite já está erradicada. E são poucos os países do mundo, apenas três, em que ainda não foi totalmente erradicada - acrescentou.Na abertura da sessão, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) afirmou que o Rotary tem no Brasil 38 distritos, mais de 2,3 mil unidades rotárias e aproximadamente 53 mil rotarianos. - O nosso país é o terceiro em número de clubes e o quinto em termos de sócios - ressaltou. Também a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou a forte presença do Rotary no Brasil, a partir da inauguração da primeira unidade, no Rio de Janeiro, em 1922, ano da celebração do centenário da Independência. Ana Amélia disse que, em dez anos, o Rotary executou mais de 2 milhões de projetos humanitários, com investimento superior a US$ 10 bilhões. Ela destacou o projeto visando à erradicação da pólio no mundo. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu ao Rotary que, além de combater a poliomielite, lute pela "erradicação da tragédia mundial do analfabetismo de adultos". De acordo com o parlamentar, os 800 milhões de adultos que não sabem ler, no mundo, têm dificuldades para se locomover nas cidades e obter empregos. Segundo ele, são vítimas também da "tortura do constrangimento". - O analfabeto não olha para a gente de cabeça erguida. Ele olha para baixo, com certa humildade decorrente de não ser parte do mundo moderno. Por isso, eu quero lançar o desafio de o Rotary liderar uma campanha mundial pela erradicação do analfabetismo. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez uma conclamação aos "homens e mulheres de bem", entre os quais destacou os rotarianos, a lutarem para que o Brasil "de fato" mude para melhor. Depois de afirmar que não devemos esperar só pelas autoridades, o parlamentar citou uma frase de Martin Luther King: "O que mais preocupa não é o grito ou a ousadia dos maus, mas, sim, o silêncio dos bons". Falaram também na sessão o secretário-geral do Rotary Internacional, John Hewko; o diretor do Rotary Internacional, José Figueiredo Antiório; o curador da Fundação Rotária, Antônio Hallage; e o governador do Rotary da Amazônia, Arno Voigt.  

Postado em 27 de Fevereiro de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

CINCO PRIORIDADES PARA FORTALECER O ROTARY

  CINCO PRIORIDADES PARA FORTALECER O ROTARY Uma série de importantes iniciativas, que ajudarão os funcionários e a Secretaria do Rotary International a serem mais eficazes, eficientes e úteis para clubes e distritos, serão implementadas. Durante a quinta sessão plenária da Assembleia Internacional, evento anual de treinamento para governadores eleitos, o secretário-geral do RI, John Hewko, anunciou as cinco prioridades para o fortalecimento da organização, que segundo ele, colocarão o Rotary na mellhor posição possível no início de seu segundo século. 1-Erradicação da Pólio Ele disse que a primeira prioridade não será surpresa para ninguém, pois tem sido a iniciativa global do Rotary desde 1985: a erradicação da pólio. A primeira razão é para salvar milhões de crianças desta terrível doença. A segunda é econômica: a erradicação da doença significa uma economia mundial de US$40 a 50 milhões em custos de saúde que poderiam ser usados nos próximos 20 anos. 2-Visão de Futuro A segunda prioridade é a operacionalização do novo Plano Estratégico do RI e o lançamento do Plano Visão de Futuro, o novo modelo de outorga de subsídios da Fundação Rotária. Ele disse que depois da poliomielite, essa é a iniciativa mais importante da organização, e será importante ter o apoio de líderes distritais para o sucesso dessa iniciativa. 3-Rotary Club Central A terceira prioridade é o Rotary Club Central, um recurso on-line que ajudará os clubes a manter uma memória institucional de suas atividades passadas; estabelecer e monitorar suas metas e iniciativas estratégicas, e facilitar o registro do impacto global e coletivo das atividades realizadas pelo clubes, distritos e zonas. 4-Quadro Associativo A quarta prioridade é o quadro associativo, incluindo fazer com que o Rotary seja mais atrativo e relevante aos jovens. O Conselho Diretor do RI lançou uma iniciativa para elaborar planos de três anos para o desenvolvimento do quadro associativo conforme as necessidades e problemas específicos de cada região. Esta prioridade também incluirá melhorar a funcionalidade e a facilidade do uso do site, aumentando o uso das redes sociais, expandindo os e-clubes e dando aos clubes maior flexibilidade nos requisitos de comparecimento a reuniões. 5-Assistência Humanitária A quinta prioridade é colocar o Rotary entre os primeiros do mundo em assistência humanitária e desenvolvimento global. “O Rotary, uma rede de 1,2 milhão de associados engajados e motivados, profissionais e empresários de destaque em suas comunidades, é uma força singular do setor privado.”  

Postado em 27 de Fevereiro de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Lema do RI para 2012-13

"Paz Através do Servir" é tema de RI 2012-13 RI Presidente eleito Sakuji Tanaka vai pedir rotarianos para construir a Paz Através do Serviço , em 2012-13. Tanaka lançou o lema do RI durante a sessão plenária de abertura da Assembléia Internacional 2012, um evento de treinamento para governadores entrantes do Rotary. "Paz, em todas as formas que podemos compreendê-lo, é um objetivo real e uma meta realista para Rotary", disse ele."A paz não é algo que só pode ser alcançado através de acordos, por parte dos governos, ou através de lutas heróicas. É algo que podemos encontrar e que podemos alcançar, a cada dia e de muitas maneiras simples." "No Rotary, nosso negócio não é o lucro. Nosso negócio é a paz ", disse ele. "Nossa recompensa não é financeira, mas a felicidade ea satisfação de ver um mundo melhor, mais pacífico, que temos conseguido através de nossos próprios esforços."

Postado em 27 de Fevereiro de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Um ano sem Polio na India

 Os rotarianos do mundo todo comemoram com cautela um grande marco nos esforços globais de erradicação da poliomielite: a Índia, até pouco tempo considerada um epicentro do vírus selvagem da pólio, completa um ano sem registro de um novo caso. O último caso na Índia foi registrado em uma garota de dois anos em West Bengal dia 13 de Janeiro de 2011. O país apresentou 741 casos em 2009, e 42 em 2010. Um dos fatores mais importantes desse sucesso tem sido o uso da vacina oral antipólio bivalente, que é eficaz contra ambos os tipos remanescentes do vírus. Outro fator tem sido o rigoroso monitoramento, que ajudou a reduzir para 1% o número de crianças que deixaram de ser vacinadas durante os Dias Nacionais de Imunização, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Rotary é um dos parceiros líderes na Iniciatriva Global de Erradicação da Pólio Iniciativa Global de Erradicação da Pólio desde 1988, juntamente com a OMS, o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. A Fundação Bill e Melinda Gates também é chave nessa iniciativa.

Postado em 27 de Fevereiro de 2012 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000